Polo de Ensino a Distância do Campus Avançado Barracão oferece 80 vagas em dois cursos Técnicos Subsequentes

Publicado em 22 de outubro de 2018

IFPR abre inscrições para 8.735 vagas em cursos técnicos de ensino a distância

Estão abertas, até o dia 11 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo EaD IFPR 2019. São ofertadas 8.735 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio), na modalidade a distância, distribuídas em 70 cidades do Paraná (mais Cristalina – GO).

Os cursos técnicos ofertados são (de acordo com a disponibilidade em cada município ofertante):

• Curso Técnico Subsequente em Administração;
  • Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde;
  • Curso Técnico Subsequente em Logística;
  • Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente;
  • Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho;
  • Curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos;
  • Curso Técnico Subsequente em Vendas.

Os cursos técnicos EaD IFPR utilizam, como uma de suas ferramentas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e contam com os Núcleos de Tecnologia e Educação a Distância – Nutead e com as prefeituras parceiras para o desenvolvimento das atividades presenciais.

O candidato deve ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios e para o acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana, de acordo com o calendário acadêmico ou planejamento dos coordenadores de cursos.

Vagas no Campus Avançado Barracão

O Polo de Ensino a Distância do Campus Avançado Barracão oferece 40 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho e 40 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Vendas.

Inscrições

As inscrições são inteiramente gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de novembro de 2018 exclusivamente por meio eletrônico, na página virtual de Educação a Distância no site do IFPR.

Dos 80% de vagas destinadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Partindo das informações da inscrição, são criadas categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível no anexo II do edital que rege o processo.

Segundo o reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná, Odacir Antonio Zanatta, “o IFPR se orgulha muito em ofertar 80% das vagas para inclusão social, pois fazemos com que o público com menores oportunidades tenha acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”, salienta.

Provas

As provas, online, serão aplicadas no polo em que o aluno efetuou a inscrição, em uma única fase, entre os dias 19 e 23 de novembro de 2018, de acordo com o agendamento a ser publicado na página de inscrições. Elas têm o intuito classificatório (não eliminatório), serão compostas de 40 questões, sendo 15 questões de língua portuguesa, 15 questões de matemática e 10 questões de conhecimentos gerais. As questões serão escolhidas randomicamente pelo sistema eletrônico de provas.

Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição.

Resultado

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota com base na pontuação dos resultados obtidos no processo seletivo. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 07 de dezembro de 2018, na página virtual da EaD (www.ead.ifpr.edu.br).

Mais Informações

Para mais informações sobre o  Processo Seletivo EaD IFPR 2019 acesse a página virtual de Educação a Distância no site do IFPR.