Projeto Cine Fronteira exibe “7 Caixas” neste sábado (01/07) – Campus Barracão

Notícias

Projeto Cine Fronteira exibe “7 Caixas” neste sábado (01/07)

Publicado em

Copiado!
Neste sábado, dia 1º de julho, o projeto Cine Fronteira dá seguimento ao seu 2º ciclo temático, “Dominações na América Latina em seu Cinema”, e vai até o Paraguai com o filme “7 Caixas”, de 2013 com direção dividida entre Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori.
 
E é para poder comprar um celular destes que Victor, um carregador de compras de dezessete anos, aceita transportar sete caixas de conteúdo desconhecido pelos labirínticos e efervescentes corredores do Mercado 4 de Asunción, no Paraguai. A incumbência, a princípio simples, vai se complicando: uma das caixas é roubada, Victor perde o celular usado para contatar seu contratante e um bando de carregadores o persegue querendo sua carga enquanto a polícia percorre o Mercado 4 tentando desvendar um crime.
 
O Mercado 4, lugar icônico de Asunción, que inspirou em Maneglia a idéia do filme e que em função do orçamento foi sua única locação, se revela um cenário orgânico que pode ser visto como mais um personagem da trama, ao qual está atrelada a epopéia de Vitor. E, assim como em todas as favelas, villas e guetos latino-americanos, a identidade do Mercado 4 surge da tensão entre o local e o global. E o núcleo de personagens coreanos que, apesar de economicamente inseridos, estão social e culturalmente apartados, falando coreano sem que ninguém os entenda, revela as fraturas desse ambiente multicultural no qual a globalização econômica iguala os desejos de consumo, mas não resulta em uma mundialização cultural. Ao retratarem o Mercado 4, Maneglia e Schémbori retratam toda a América Latina e dão um novo significado à idéia de Aldeia Global.
Topo