Visita Técnica Cooperunião – Campus Barracão

Notícias

Visita Técnica Cooperunião

Publicado em

Copiado!
No dia 29 de junho os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração realizaram uma visita técnica a COOPERUNIÃO – Dionísio Cerqueira (SC). A atividade de natureza didático-pedagógica foi proposta pelos professores Marcos Bohrer (Geografia), Mateus Romanini (Filosofia/Sociologia), Tatiane Peratz (Administração) e contou com a colaboração do colega Luiz Augusto. Com a finalidade proporcionar o encontro do acadêmico com o ambiente externo e profissional, permitindo constante aperfeiçoamento e utilização dos conteúdos formais assimilados em sala de aula nas respectivas disciplinas ministradas pelos docentes a atividade envolveu os dois turnos da última quinta-feira.
 

Além de compreender a realidade ligada ao processo administrativo de formação da cooperativa, organização e divisão do trabalho, liderança e trabalho em equipe, os jovens vivenciaram, no campo da Ciências Humanas, os tipos de estratificação, solidariedade mecânica e orgânica. No âmbito da Geografia física os discentes observaram as formações geológicas bem como as relações climatobotânicas presentes na região. 
 
Com a atividade buscou-se a integração dos conteúdos de Ciências Humanas com os do núcleo específico de Administração, oportunizando a relação entre parte-totalidade na formação discente, conforme preconiza o documento base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio. Essa integração permitiu que os discentes percebam, através do campo, a visualização de práticas relacionadas aos arranjos produtivos locais. Com isso ocorre a efetivação e aplicabilidade do conhecimento histórico e acadêmico dos jovens, assimilando o cotidiano administrativo, econômico, histórico, social e cultural de uma cooperativa agrícola. 
Topo