Cine Fronteira exibe “Mustang” (França/Turquia, 2015) neste sábado (07/10) – Campus Barracão

Notícias

Cine Fronteira exibe “Mustang” (França/Turquia, 2015) neste sábado (07/10)

Publicado em

Copiado!

Neste sábado, dia 7 de outubro, o projeto de extensão Cine Fronteira terá sua 14ª sessão com o filme “Mustang” (França/Turquia, 2015) abrindo o último eixo temático da programação deste ano: “A mulher como protagonista de si mesma”.

Embora se diga que a Turquia possui uma cultura secularizada, na realidade isso é uma forte característica dos grandes centros urbanos, como Istambul e Ancara, de maneira que o interior do país é fortemente marcado por fortíssimas tradições ligadas, de maneira geral, pelo islamismo e também, dependendo da região, pelas tradições cristãs ortodoxas.

É em uma destas regiões, neste caso ao norte do país às beiras do Mar Negro, que a película nos apresenta a cinco irmãs que acabam de sair de férias e, para comemorar, resolvem entrar no mar e roubar frutas de um pomar. O pecado cometido por elas seria estar na presença de garotos e se deixarem ser simplesmente encostadas por estes em meio as brincadeiras, o que é presenciado por uma vizinha de sua família que relata isso para a avó das jovens.

A partir de então acompanhamos Sonay, Ece, Selma, Nur e Lale sendo aprisionadas em sua casa por sua avó e seu tio que decidem isolar as garotas de qualquer contato com o mundo exterior àquela prisão: celulares são tomados, computadores jogados fora, suas roupas são substituídas por longos vestidos acinzentados e grades são colocadas nas janelas. A vida delas passa então a ter um único sentido que é o casamento com um homem o qual deverá ser feito eternamente satisfeito, para isso até mesmo a escola é substituída por trabalhos em casa que envolvem basicamente cozinhar e tecer roupas.

Este é o primeiro longa-metragem da diretora turca Deniz Gamze Ergüven que divide muitos dos méritos da obra com sua roteirista, a francesa Alice Winocour, que ao saber que o título brasileiro ficara como “As Cinco Graças” afirmou “Graças como nas pinturas de Boticelli, Rafael e Rubens? Que lindo!“, já sobre o título original ela explica “Os mustangues derivam de uma antiga palavra espanhola que designa ‘sem dono, selvagens’. Queríamos justamente destacar a natureza libertária das garotas. Mas o ponto de vista do filme é o da resistência. A luta das mulheres por afirmação pode ser marcada por muitas tragédias, mas também é preciso celebrar nossas vitórias.

A sessão começa às 15:00 horas e ocorre de maneira gratuita e aberta a toda população no Auditório Municipal Paulo Freire da Prefeitura municipal de Dionísio Cerqueira.

Topo