Professora do Campus Avançado Barracão tem tese premiada pela CAPES – Campus Barracão

Professora do Campus Avançado Barracão tem tese premiada pela CAPES

Nesta terça-feira (10 de outubro) a CAPES divulgou os nomes dos vencedores de sua premiação que agracia as melhores teses de doutorado defendidas no ano de 2016, entre as premiadas está a tese da professora do Campus Avançado Barracão, Dra. Andréa de Fátima Silva Rezende.

A tese intitulada “Identificação de antígenos de Corynebacterium pseudotuberculosis e sua aplicação em imunodiagnóstico e vacinas recombinantes para linfadenite caseosa”, foi desenvolvida sob orientação da professora Dra. Sibele Borsuk, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas.

O trabalho desenvolvido pela professora Andréa buscou identificar os antígenos de Corynebacterium pseudotuberculosis in silico e avaliar sua aplicação em imunodiagnóstico e em vacinas recombinantes. A pertinência desta pesquisa é dada pela prevalência clínica  aproximada de 30% de Linfadenite Caseosa (doença causada pela C.pseudotuberculosis) em rebanhos brasileiros, mas com relatos de verificação da doença por mais de 80% dos produtores, no caso de Minas Gerais. A doença afeta diretamente a produção de carne, leite e couro, dado que causa abscessos em linfonodos com secreção purulenta desde regiões cutâneas até internas, podendo atingir órgãos como os pulmões, os rins e o sistema reprodutor.

A importância desta pesquisa também se apresenta como uma possível mudança de paradigma no tratamento da doença, uma vez que hoje o seu tratamento padrão se dá por meio do uso de antibióticos, que são caros e muitas vezes ineficientes, ou pela extirpação dos linfonodos acometidos, prática que além de ser incapaz de eliminar totalmente os microorganismos e não ser aplicável quando a doença se manifesta internamente, também pode expor as bactérias ao ambiente podendo aumentar sua disseminação.

O Prêmio CAPES de Tese é outorgado todos os anos, desde 2005, e busca dar reconhecimento e maior visibilidade às melhores teses de doutorado tendo como critérios a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Nesta edição foram premiadas um total de 48 teses divididas em 41 áreas do conhecimento. Cada um dos autores receberá um diploma, uma medalha e uma bolsa de pós-doutorado nacional para até 12 meses; já os orientadores receberão um auxílio para participação em congresso nacional, no valor de R$ 3 mil; também se fará distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese comparecerem à cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede da CAPES, em Brasília, no dia 7 de dezembro de 2017.