15ª sessão do projeto Cine Fronteira: Cairo 678 (2010) – Campus Barracão

Notícias

15ª sessão do projeto Cine Fronteira: Cairo 678 (2010)

Publicado em

Copiado!

Neste sábado, dia 21 de outubro, o projeto de extensão “Cine Fronteira” exibirá “Cairo 678”, um filme egípcio lançado em 2010 e dirigido por Mohamed Diab.

17-10-21 - Cairo 678

A história nos conduz pela vida de três mulheres de diferente classes sociais: Seba, classe média alta, assediada durante uma partida de futebol; Nelly, classe média baixa, alvo de um tarado na rua; Fayza, pobre, assediada diariamente nos ônibus entupidos a caminho do trabalho. Desesperadas para quebrar a corrente de silêncio e furar o bloqueio jurídico e burocrático numa sociedade voltada para a culpa feminina, uma delas toma uma atitude drástica: fere quem tente molestá-la.

Neste filme o que está em jogo é a sociedade egípcia um pouco antes da chamada Primavera Árabe. Em especial, a prisão invisível criada para conter as mulheres. Se o homem assedia, a culpa é dela que se insinuou. Se o homem se esfrega no ônibus, também é porque ela se ofereceu. Cairo 678 é ambientado no Egito, mas suas questões conversam com uma porção de países ocidentais – entre os quais, nós, o Brasil, que vira e mexe colocamos a culpa de um estupro na vítima, a “oferecida”.

Baseado em fatos reais e apesar do tom quase didático, o filme de Diab toma o pulso de uma sociedade em crise em que alguns, como a traumatizada Fayza, finalmente perderam a paciência e tomaram a justiça com as próprias mãos.

A sessão ocorre de maneira gratuita a partir das 15:00 horas no “Auditório Paulo Freire”, ao lado da Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira.

Topo