Pesquisa Desenvolvida por Alunos do Campus Avançado Barracão Recebe Prêmio em Evento do IFC – Campus Barracão

Durante os dias 8 e 9 de novembro alunos do Campus Avançado Barracão estiveram presentes na X Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), um evento promovido pelo Instituto Federal Catarinense na cidade de Camboriú (SC), onde o trabalho de pesquisa “A Fronteira Educadora” desenvolvido por alunos do Campus Avançado Barracão recebeu prêmio na área de Ciências Humanas no Ensino Médio e Técnico.

Segundo a organização, a MICTI é um evento interdisciplinar no qual os alunos do ensino médio, graduação, bem como servidores do IFC e de outras instituições de ensino participam ativamente da apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão. Este evento tem fundamental importância ao estímulo da iniciação científica e do desenvolvimento de projetos de pesquisa, principalmente nos discentes, sendo eficiente meio para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e divulgação dos resultados obtidos.

O projeto “A Fronteira Educadora” foi coordenado pelo professor Marcos Bohrer e visa trabalhar a geografia atrelada ao patrimônio histórico particular da região da Tri-Fronteira. A necessidade deste enfoque se deu a partir da percepção que os materiais didáticos e bibliográficos de maneira geral se utilizam de recortes muito grandes e distantes das questões regionais, o que pode causar certo desinteresse dos alunos pelo tema.

O aluno Paulo Cezar de Oliveira Brizolla, participante da pesquisa que esteve presente no evento, aponta que o trabalho apresentado diz respeito aos diversos dados que já foram coletados e que o próximo passo será a elaboração de uma cartilha para ser distribuída e trabalhada em outras escolas da região, mas que também este trabalho se destina não apenas à didática escolar formal, tendo também a difusão destes saberes a toda comunidade como um dos de seus objetivos.