Cine Fronteira tem sua última sessão do ano neste sábado com o filme “O Sonho de Wadjda” (2013) – Campus Barracão

Notícias

Cine Fronteira tem sua última sessão do ano neste sábado com o filme “O Sonho de Wadjda” (2013)

Publicado em

Copiado!

Neste sábado, dia 25 de novembro a partir das 15:00 horas no auditório da Prefeitura de Dionísio Cerqueira, o projeto de extensão “Cine Fronteira” terá a sua última sessão do ano com o filme “O Sonho de Wadjda”, dirigido pela saudita Haifaa Al-Mansour.

Wadjda, de dez anos, é uma menina inteligente e cheia de vida que está constantemente se contrapondo às situações impostas pela sociedade em que vive, nos subúrbios de Riad, capital da Arábia Saudita. A história começa quando esta menina decide que precisa ter uma bicicleta para apostar – e ganhar – uma corrida com o seu melhor amigo, o problema é que bicicletas são coisas apenas para garotos. Determinada a não ceder às imposições de uma cultura demasiado conservadora – e à sua mãe, que teme pela sua virtude –, Wadjda então se inscreve em um concurso sobre o Alcorão cujo o prêmio é o suficiente para que possa comprar sua desejada bicicleta.

“O Sonho de Wadjda” é o primeiro filme da história a ser completamente filmado na Arábia Saudita, um país que sequer possui salas oficiais de cinema. O tema do filme também não é gratuito e muito menos deve ser menosprezado pela aparente simplicidade de sua trama, afinal de contas a Arábia Saudita é um país governado por uma monarquia absolutista onde as mulheres não podem dirigir carros, não podem interagir com homens (com exceção de seu esposo ou familiares), não podem viajar sem estarem acompanhadas de um “guardião”, não podem participar de aulas de educação física na escola, não podem disputar competições esportivas e não podem fazer uma série de outras coisas que, para grande parte da população do planeta, são completamente corriqueiras e banais.

Este será o quarto e último filme do ciclo “A Mulher Como Protagonista de Si Mesma”, o último ciclo da edição 2017 do projeto de extensão “Cine Fronteira” do IFPR Campus Avançado Barracão que trouxe à população da tri-fronteira um total de 18 filmes, de 12 diferentes países, distribuídos em 4 ciclos temáticos e que contou com mais de 350 participantes ao longo do ano.

Topo