‘1º Manhã das Artes’ Marca dia da Consciência Negra – Campus Barracão

‘1º Manhã das Artes’ Marca dia da Consciência Negra

A lei 12.590, institui o dia 20 de Novembro como “Dia da Consciência Negra”, utilizando a data de referência da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil. Essa data, assim como demais ações instituídas para promoção de igualdade racial, visa discutir ações para o fim da discriminação contra os negros, resgatando e valorizando sua contribuição nacional.

Diversas ações para promoção da história e cultura Afro-brasileira vêm sendo desenvolvidas durante o ano letivo, porém esta data tornou-se uma ocasião propícia para pontuar e promover um encontro interséries envolvendo essa temática.

2017-11-21 - '1º Manhã das Artes' Marca dia da Consciência Negra

Neste sentido, o IFPR Campus Avançado Barracão, desenvolveu a “I Manhã das Artes” com os objetivos de proporcionar uma reflexão sobre a história e cultura afro-brasileira, de destacar a contribuição artística e cultural do continente africano para a formação das artes, literatura e história do Brasil, assim como resgatar informações, memórias e histórias sobre a África que demonstrem a riqueza e relevância do seu povo e sua influência na formação cultural nacional, foi realizado no Campus Avançado Barracão do IFPR nesta terça-feira a 1ª “Manhã das Artes”., momento onde os estudantes, docentes e colaboradores puderam contribuir com apresentações de expressões artísticas oriundas do continente Africano, disseminando e promovendo a riqueza deste continente que tanto subsidiou nossa própria expressão cultural.

A atividade integrou as disciplinas de   e consistiu em pesquisa, produção e degustação da culinária de origem africana presente do Brasil, pesquisa da etimologia dos termos gastronômicos das receitas de origem africana, pesquisa e confecção de instrumentos musicais de percussão, apresentação musical e de sambas com os instrumentos feitos e uma palestas sobre artistas Afro-Brasileiros.