Editora IFPR lança livro em comemoração aos 10 anos da Instituição – Campus Barracão

Editora IFPR lança livro em comemoração aos 10 anos da Instituição

Em comemoração aos 10 anos do Instituto Federal do Paraná, a Editora IFPR lança, nesta segunda-feira (11), o livro em formato e-book “Passado, presente e futuro: 10 anos do IFPR”.

A produção do livro se deu por meio da Chamada Interna Especial 10 anos de IFPR, lançada em abril de 2018. A Chamada previa a seleção de um texto por campus, totalizando 25 campi, privilegiando textos que abordassem a constituição da identidade dos Institutos Federais.

Ao todo, a construção do livro contou com a participação de servidores da Reitoria e de todas as unidades do Instituto. Trata-se de uma construção coletiva que contou com 111 autores que escreveram os capítulos. Os textos retratam a realidade de cada campus, políticas de democratização do conhecimento; cooperação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais; realização da integração entre educação básica e educação profissional; crescimento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação; verticalização do ensino, pesquisa, extensão e inovação, além dos desafios e superações da primeira década de IFPR.

“Da criação do IFPR até os dias de hoje, foram muitos os desafios enfrentados, mas também foram grandes as conquistas, que nos levaram de dois campi, em Curitiba e Paranaguá, a 25 unidades e outras duas novas em construção. Lembrar os dez anos decorridos entre a criação do IFPR e o anúncio das mais recentes, em Arapongas e São José dos Pinhais, por meio de um livro, é uma alegria para toda a comunidade interna. É um importante resgate histórico, realizado por estudantes e servidores, que ajudará a manter viva a memória da Instituição”, avalia Odacir Antonio Zanatta, reitor pro tempore do IFPR.

A convite da Editora IFPR, um dos idealizadores dos Institutos Federais no Brasil, Eliezer Moreira Pacheco, diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) de 2005 a 2012, escreveu o prefácio do livro.

Mais Informações

Os livros, publicados em formato e-book, estão disponíveis gratuitamente para leitura e download na página da Editora IFPR. Confira também o vídeo sobre o lançamento do livro “Passado, presente e futuro: 10 anos do IFPR” no canal do youtube Conexão IFPR.