Jogos Gigantes: Ludicidade e Recreação na Escola Novos Horizontes

Tendo em vista a importância dos jogos não somente para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas como correr, saltar, arremessar, rolar, etc., mas também para o desenvolvimento de habilidades cognitivas como interpretação, comparação e classificação, além das habilidades sociais à exemplo a comunicação, empatia e expressividade emocional, temos como objetivo utilizar “Jogos Gigantes” para desenvolver, de uma forma recreativa e lúdica, essas diversas habilidades com os participantes do projeto de extensão: um grupo de estudantes da Escola Novos Horizontes (APAE) do município de Barracão-PR. Além disso, entendemos que o projeto contribuirá para ampliar as relações entre a comunidade do IFPR com a comunidade da APAE do município. Nesse sentido, pretendemos produzir jogos que normalmente são fabricados em um formato pequeno, como o jogo do dominó, para um formato grande (gigante). A produção em tamanho gigante torna os jogos bastante atrativos e também favorece um melhor desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e uma maior interação social, visto que o jogo pode ser observado e até mesmo jogado por várias pessoas ao mesmo tempo. A produção dos jogos gigantes tem seu foco na intervenção a ser realizada mensalmente pelo grupo envolvido na APAE. O projeto  está em fase de  implementação e tem como coordenadores a profa. Cícera Andréia de Souza e o prof. Tiago Wolfgang Dopke.